11/06/2025 | Por:
Fonte: A Tarde (Foto: Amanda Ercília | GOVBA)
Por Lula Bonfim
O governador Jerônimo Rodrigues (PT) pretende investir R$ 6,7 milhões na conclusão das obras do Edifício Anexo da Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia (UFBA), localizada no Canela. O investimento foi incluído no escopo do edital de licitação para a implantação do chamado Tramo IV do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas (SMSL), com a construção da Estação Campo Grande.
Segundo um dos anexos do edital licitatório, a conclusão da obra no prédio anexo da Escola de Teatro é necessária para viabilizar a implantação do poço de ventilação e da saída de emergência da Estação Campo Grande, ambos a serem instalados em um terreno hoje pertencente à Escola de Belas Artes, na Avenida Araújo Pinho.
Como condição para ceder a área ao metrô de Salvador, a UFBA pediu a conclusão das obras do Edifício Anexo da Escola de Teatro, em uma forma de contrapartida. Esse compromisso ainda deve ser formalizado por meio de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre o governo do estado e a universidade.
No momento, as obras de reforma do prédio anexo estão com estrutura, alvenarias e parte dos revestimentos executados. Porém, por outro lado, tem pendências nas instalações prediais, fachada, esquadrias, revestimentos, forros, pintura, cenotecnia, além de regularizações técnicas e de desempenho necessárias.
A conclusão das obras será realizada pela empresa ainda a ser contratada para as obras da Estação Campo Grande do Metrô. Enquanto o Tramo IV como um todo deve ser concluído em até 40 meses (três anos e quatro meses) após a assinatura do contrato, a reforma na Escola de Teatro deve ocorrer em até 24 meses (dois anos).
Sitio Santa Tereza, S/N BR110/Sul
a Ribeira do Pombal/Bahia