19/06/2025 | Por: Tribuna da Bahia
(Foto: Lula Marques/Agência Bra)
A maioria dos deputados da Bahia votou a favor do requerimento de urgência do Projeto de Decreto Legislativo (PDL) nº 314/2024, que visa impedir os efeitos do decreto do governo federal que aumentou as alíquotas do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). A votação contou com 24 votos favoráveis, 11 contrários e quatro ausências entre os baianos.
Com a aprovação da urgência por 346 votos a 97 no total, o PDL, de autoria do deputado federal Zucco (PL-RS), pode ser incluído na pauta do plenário a qualquer momento. A proposta foi apoiada inclusive por partidos da base governista, como União Brasil, PSD, PP, Republicanos, PDT e MDB.
Vice-líder da oposição, o deputado Capitão Alden (PL-BA) celebrou a aprovação e afirmou que o resultado representa uma derrota política para o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), que articulou o aumento do imposto como parte das medidas de ajuste fiscal para 2025.
“O povo já não aguenta mais. O governo Lula, ao invés de reduzir gastos e cortar na carne, quer aumentar mais impostos, e dessa vez é o IOF. Mais uma vez sabemos que quem vai pagar a conta é você, sou eu, somos todos nós brasileiros, empreendedores e consumidores”, declarou Alden.
Sitio Santa Tereza, S/N BR110/Sul
a Ribeira do Pombal/Bahia